domingo, 23 de outubro de 2011

Experiências místicas


Paz e Bem!
Algumas pessoas me perguntaram o que são experiências místicas:
A experiência religiosa, também amplamente conhecida como experiência mística, é uma experiência subjetiva em que um indivíduo tem um encontro direto e pessoal com Deus.
O mais interessante é que elas podem ser, vamos assim dizer , "aprendidas" por várias técnicas de meditação e oração, como a oração contemplativa, oração da união, oração de quietude, o "lectio divina" e a oração de Jesus.

"A Oração de Jesus, que alguns conhecem como Oração do Coração, é uma oração curta. Ela é orada de forma repetida, foi amplamente praticada, ensinada e discutida através da história do Cristianismo Oriental. As palavras exatas da oração variam da forma mais simples, como Jesus tende piedade à forma mais estendida: Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tende piedade de mim, pecador.

No evangelho de São Mateus, 5-48, Jesus Cristo nos chama a ser perfeito como Deus é perfeito, Ele chama toda a humanidade a entrar no caminho da evolução e assim encontrar o Pai Celeste. Tanto no Novo Testamento (evangelhos, cartas paulinas e Apocalipse) quanto no Antigo Testamento se encontram comandos, ensinamentos e chaves de imenso valor para a ascensão mística. "

O Pe. Eugenio Maria Pirovano La Barbera da Fraternidade Monástica dos Discípulos de Jesus em uma de suas entrevistas à Rede Vida nos diz que o silêncio é uma valiosa oração.
Lembrei que em muitos momentos Jesus sentia necessidade de ficar sozinho e orar, seja no deserto, seja no mar ou na montanha.

Vamos tentar praticar esse excelente "conselho" deixado pelo Mestre em nosso dia-a-dia.

Aguardo testemunhos pessoais sobre essa excelente forma de oração!

As leituras do Prof. Felipe Aquino e Pe. Marcelo Rossi me ajudam muito no meu discernimento e entendimento pessoal.

Nas próximas postagens, voltarei ao nosso tema central que são as aparições de Nossa Senhora, ainda sobre Nossa Senhora de Fátima.  


terça-feira, 18 de outubro de 2011

As visões dos pastorinhos em Fátima

Na aparição de Outubro de 1917, Lúcia, Jacinta e Francisco, puderam ver diante dos seus olhos três cenas :
Maria apareceu ao lado de José, que trazia o menino Jesus nos braços;
Na segunda cena, somente Lúcia podia ver Maria, que estava em agonia de luto, observando Jesus dar seus últimos passos a caminho da crucificação, Lúcia podia ver somente a parte superior do seu corpo e Ele abençoava e olhava os peregrinos;
Na terceira visão Maria apareceu coroada como Rainha dos Céus e com o filho bebê no colo.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Reflexões

Paz e Bem!

Estava refletindo sobre o amor infinito de Deus por nós e pensei de como somos seres limitados, nos consumimos em ressentimentos, mágoas quando sabemos que somente o perdão, a renúncia e o amor são capazes de mudar a nossa vida familiar, profissional e afetiva.

É necessário renunciar a cada dia das atitudes que nos distanciam do amor de Deus para que possamos nos sentir em paz e feliz. 

Vamos seguir o exemplo de Jesus de Nazaré, que nos ensinou na sua humanidade, que é possível renunciar a essas atitudes e seguir em frente sentindo aquela paz interior, aquela felicidade que às vezes parece estar tão distante.



Aparição em Fátima - Portugal

Paz e Bem!





Durante a primeira guerra mundial, num pequeno povoado de Cova da Iria, freguesia de Fátima, concelho de Vila Nova de Ourém, hoje diocese de Leiria-Fátima Portugal, região montanhosa onde as crianças conduziam as ovelhas para a pastagem, Lúcia dos Santos, 10 anos e seus primos Francisco Marto, de 9 e Jacinta Marto de 7, receberam uma visita especial em 13 maio de 1917.
"Uma senhora vestida de branco, brilhando mais forte que o sol, soltando raios de luz clara e intensa, como uma taça de cristal cheia de água pura atravessada pelo sol de cujas mãos pendiam um terço branco.”
A partir deste dia a Senhora aparecia todo 13º dia do mês e pedia para que as crianças continuassem a rezar o rosário diariamente.
Assim foi, até que na noite anterior a última aparição, houve uma tempestade muito forte. Na manhã seguinte, dia 13 de Outubro de 1917 ainda com a chuva, as nuvens se abriram como grandes cortinas para revelar o sol no céu azul. O sol começou a brilhar intensamente, e todos podiam olhar diretamente para ele sem problemas e sem ferimentos. De repente o sol começou a girar como um grande cata-vento, parando e começando a girar outra vez, tudo a volta estava colorido e logo houve um grande tremor e o sol voltou-se para a multidão.
O povo caiu então de joelhos e começou a rezar, todos aflitos pensando que o fim do mundo estivesse próximo. Então, o sol recuou e voltou ao seu lugar. A Senhora disse para os pastorinhos que era a "Senhora do Rosário".

As crianças durante os meses de aparição, que se iniciou em Maio e terminou em Outubro de 1917, tiveram a oportunidade de conversar sobre vários temas com Nossa Senhora e também tiveram algumas visões. Estes pontos bem como os segredos de Fátima, serão abordados nas nossas próximas postagens.

Algumas testemunhas do fato: o jornalista Avelino de Almeida, que fora enviado pelo jornal “O Século”, e o Dr. José Maria de Almeida Garrett, professor da Faculdade de Ciências em Coimbra, Portugal e mais de 70.000 pessoas.

http://www.santuario-fatima.pt

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Terço e Oração.

Paz e Bem!

"Nesta vida, não podemos realizar grandes coisas. Podemos apenas fazer pequenas coisas com um grande amor."
Madre Teresa de Calcutá

Me sinto realmente feliz hoje de poder contar com estes pequenos gestos que são atos de amor.
Ao entrar no Blog nesta manhã já havia um pequeno terço estampado lá, terço que é o símbolo maior de Nossa Senhora em suas aparições para pedir a Oração ao mundo! Obrigada!

Nossa Senhora de Fátima e a Beata Alexandrina Maria da Costa

Paz e Bem!

Hoje é dia da Beata Alexandrina Maria da Costa, que nasceu em Balasar - Póvoa de Varzim/Portugal. Alexandrina teve várias experiências místicas, inclusive a Virgem Maria apareceu para ela em 02/09/1949 com um terço na mão dizendo: “O mundo agoniza e morre no pecado. Quero oração, quero penitência. Protege com o meu terço aos que amas e a todo o mundo”.
No dia 13 de Outubro de 1955 (dia da última aparição de Nossa Senhora de Fátima), Alexandrina exclamou: "Sou feliz porque vou ao céu". À noite deste mesmo dia expirou. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II, a 25 de Abril de 2004.
Para saber mais da história de vida da Beata Alexandrina visite o site:

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?mes=10&dia=13&id=281

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandrina_Maria_da_Costa

http://alex-balasar.blogspot.com/

Nas próximas postagens falaremos de Nossa Senhora de Fátima que apareceu aos três pastorinhos na cidade de Fátima/Portugal, das aparições, dos milagres e belíssimos testemunhos.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Quando nasceu Jesus?

Paz e Bem!
Há tempos pensava em escrever, compartilhar pensamentos, testemunhos, histórias vividas com o povo de Deus. Porém quando o assunto é a Mãe de Nosso Senhor, a responsabilidade se torna grande demais, mas como diz a carta de São Paulo aos Romanos 1,5-6 da liturgia desta semana:
“É por Ele que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer a obediência da fé a todos os povos pagãos, para a glória de seu nome. Entre estes povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo.”
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.
Assim também com a benção de Jesus Cristo e nossa mãe Maria, possamos ser tocados pelo Espírito Santo para compartilhar mensagens da mãe aos seus filhos, mensagens urgentes de amor, conversão, oração e paz.
A mensagem que recebi esta semana de uma amiga da comunidade tem tudo a ver com o início desta idéia, uma mensagem em que refletimos sobre o nascimento de Jesus para dentro de cada um de nós, possível graças ao “sim” de uma mulher especial na vida de Jesus, que tornou possível a realização da promessa de Deus. Vamos a partir desta data tão especial, 12/10/2011 refletir juntos sobre as Aparições de Nossa Senhora! Que Deus Esteja Conosco!

Quando Nasceu Jeus?

Perguntemos a Maria Madalena onde e quando nasceu Jesus. E ela nos responderá:
- Jesus nasceu em Betânia. Foi certa vez, que a sua voz, tão cheia de pureza e santidade, despertou em  mim a sensação de uma vida nova com a qual até então jamais sonhara.

Perguntemos a Francisco de Assis o que ele sabe sobre o nascimento de Jesus. E ele nos responderá:
- Ele nasceu no dia em que, na Praça de Assis, entreguei minha bolsa, minhas roupas e até meu nome para segui-lo, pois sabia que somente Ele é a fonte inesgotável de Amor.

Perguntemos a Pedro quando se deu o nascimento de Jesus. E ele nos responderá:
- Jesus nasceu no pátio do palácio de Caifás, na noite em que o galo cantou pela terceira vez, no momento em que eu o havia negado. Foi nesse instante que acordou minha consciência para a verdadeira vida.

Perguntemos a Paulo de Tarso quando se deu o nascimento de Jesus. E ele nos responderá:
- Jesus nasceu na estrada de Damasco quando, envolvido por uma intensa luz que me deixou cego, pude ver a figura nobre e serena que me perguntava:
- Saulo, Saulo, porque me persegues?
E na cegueira, passei a enxergar um mundo novo, quando eu lhe disse:
- Senhor que queres que eu faça?

Perguntemos a Joana de Cusa onde e quando nasceu Jesus. E ela nos responderá:
- Jesus nasceu no dia em que, amarrada ao poste do circo de Roma, ouvi o povo gritar:
- Negue! Negue!
E o soldado, com a tocha acesa, dizendo: 
- Este teu Cristo ensinou-lhe apenas morrer?
Foi neste instante, que sentindo o fogo subir pelo meu corpo, pude, com toda certeza e sinceridade dizer:
- Não, não me ensinou só isso. Jesus ensinou-me também a Amá-LO!

Perguntemos a Tomé onde e quando nasceu Jesus. E ele nos responderá:
- Jesus nasceu naquele dia inesquecível em que Ele me pediu para tocar as suas chagas e me foi dado testemunhar que a morte não tinha poder sobre o Filho de Deus. Só então compreendi o sentido das palavras:
- Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida!

Perguntemos a João Batista onde e quando nasceu Jesus.  E ele nos responderá:
- Jesus nasceu no instante em que chegando ao Rio Jordão, pediu-me que o batizasse.
E, ante a meiguice de seu olhar e a majestade de sua figura, pude ouvir a mensagem do Alto:
- “Este é meu filho amado, no qual pus a minha complacência”. (Mateus 17,5)
Compreendi que chegara o momento de Ele crescer e eu diminuir, para a Glória de Deus Pai!

Perguntemos a Lázaro onde e quando nasceu Jesus. E ele nos responderá:
- Jesus nasceu em Betânia, na tarde em que visitou meu túmulo e disse:
- Lázaro! Levanta.
 Neste momento compreendi finalmente quem Ele era: A Ressurreição e a Vida!

Perguntemos a Judas onde e quando nasceu Jesus. E ele nos responderá:
- Jesus nasceu no instante em que eu assistia ao seu julgamento e à sua condenação.
Compreendi que Jesus estava acima de todos os tesouros terrenos.

Perguntemos, finalmente, a Maria onde e quando nasceu Jesus e ela nos responderá:
- Jesus nasceu em Belém, sob as estrelas, que eram focos de luzes guiando os pastores e suas ovelhas ao berço de palha.
Foi quando o segurei em meus braços pela primeira vez e senti se cumprir a promessa de um novo tempo através daquele Menino que Deus enviara ao mundo, para ensinar aos homens a lei maior do Amor!

E para nós quando Jesus nasceu?
Deixe o Menino Deus nascer em seu coração neste dia.
Que Ele venha trazer Amor e Paz, a nós que experimentamos viver a lei maior do Amor.

(Autor desconhecido)