quarta-feira, 25 de abril de 2012

Nossa Senhora das Dores

Paz e Bem!

Nossa Senhora das Dores é conhecida como: Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Soledade, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora do Calvário ou ainda Nossa Senhora do Pranto.
Seu símbolo é o Rosário das Lágrimas que tem 49 contas brancas divididas em sete partes de sete contas cada. Aparece também frequentemente representada com uma expressão dolorida diante da Cruz, contemplando o filho morto ou segurando Jesus morto nos braços, após o seu descimento da Cruz.
Em 1233, sete mercadores da classe média emergente de Florença, Itália, devotos de Nossa Senhora, pertenciam a uma confraria chamada Associação-mor de Santa Maria. Estes mesmos homens fundaram a Ordem dos Servos de Maria e por iniciativa deles, em 1239 foi promulgado e incluído na Liturgia, pelo papa Bento XIII, o dia 15 de setembro como dia de Nossa Senhora das Dores.
A veneração de Maria como Senhora das Dores deu origem às dores que ela sofreu durante sua vida terrena, sendo ferida com sete espadas transpassando seu coração, para lembrar não somente suas dores, mas também as infinitas dores da humanidade. Nossa Senhora das Dores possui fundamentação bíblica, pois é na Palavra de Deus que encontramos as sete dores de Maria:



  • A profecia do velho Simeão sobre Jesus (Lucas, 2, 34-35)
  • A fuga da Sagrada Família para o Egito (Mateus, 2, 13-21);
  • O desaparecimento do Menino Jesus no templo durante três dias (Lucas, 2, 41-51);
  • O encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário (Lucas, 23, 27-31);
  • Maria observando o sofrimento e morte de Jesus na Cruz (João, 19, 25-27);
  • Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz (Mateus, 27, 55-61);
  • Maria observa o corpo do filho a ser depositado no Santo Sepulcro (Lucas, 23, 55-56).


  • Nossa Senhora é a imagem da paz, nos incentiva a caminhar para uma vida Renovada que apesar dos sofrimentos do dia-a-dia devemos nos abrir e sentir o amor de seu filho Jesus.

    Hoje de manhã estava assistindo no telejornal uma reportagem sobre a imagem de Nossa Senhora das Dores, que teve a cabeça arrancada durante um furto na Igreja de Nossa Senhora de São Roque em Aguas da Prata/SP.
    Gostaria de registrar a minha tristeza de ver no que a humanidade está se transformando, digo uma parte da humanidade, estamos nos transformando em seres que não respeitam a liberdade de expressão do próximo. A intransigência deve ser combatida com perseverança e oração, para que possamos acreditar num mundo melhor e mais justo para todos e acima de tudo com respeito mútuo.
    A paz de Jesus esteja convosco!!

    quarta-feira, 18 de abril de 2012

    Evangelho (João 3,7b-15)

    "Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7b“Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.
    9Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” 10Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”. "

    - Palavra da Salvação.
    - Glória a vós, Senhor.

    Irmãos, é magnífico ler as palavras de Jesus no Evangelho!! Quanta sabedoria nos reserva o Evangelho de ontem : Quantos de nós usamos a natureza para aprender e levar lições de vida? A natureza nos foi dada para interagirmos e aprendermos com ela, a fim de nos transformarmos em seres humanos melhores. Deixamos passar a oportunidade todos os dias, quando não observamos o nascer ou o pôr do sol, o barulho do mar num fim de tarde, a garoa batendo no rosto ou aquele frescor da manhã....sequer percebemos o barulho do vento e as folhas  levadas sem direção..... como disse Jesus devemos entregar a nossa vida à Deus e nascer de novo, o Espírito Santo deve nos levar para que façamos a vontade Pai e não a nossa !
    Pai faça com que possamos entender a Tua vontade e a nossa missão maior neste mundo, para que possamos merecer as coisas do Alto e nascer de novo no Espírito !
    Meus Irmãos, será que estamos dando o testemunho daquilo que estamos vivenciando? Será que acreditamos no que Jesus nos ensinou e nos ensina constantemente através do Evangelho e, se acreditamos, estamos dando testemunhos da presença de Deus em nossas vidas?

    Paz e Bem!

    segunda-feira, 16 de abril de 2012

    Mensagem de Nossa Senhora do Medjugorge

    Paz e Bem!

    Abaixo uma mensagem de Nossa Senhora do Medjugorge ao Ivan Dragicevic no dia 21/11/2011 (vidente de Medjugorje):

    “Queridos filhos, também hoje Eu Me alegro com vocês. O Meu coração se alegra, está preenchido, pleno. Também hoje os convido neste tempo de Advento a decorarem as suas casas. Mas, sobretudo, os seus corações. Permitam que a Luz do Meu Pequeno Filho entre nos seus corações. Queridos filhos, rezem, rezem, rezem! Obrigada queridos filhos porque hoje responderam ao Meu chamado.”
    As investigações realizadas pela Santa Sé sobre as aparições de Medjugorge não foram concluídas e ainda estão em processo investigativo e de estudo, porém a peregrinação não é proibida pela Igreja Católica com acompanhamento pastoral. Renomados médicos, psicólogos, cientistas examinaram os seis videntes, especialmente no setor psiconeurótico, e todos chegaram às mesmas conclusões: os videntes são perfeitamente sãos, sinceros, não afetados de qualquer doença mental como epilepsia, esquizofrenia, alucinações, hipnoses, depressões.... A experiência deles vai além dos confins da ciência contemporânea.
    (Padre Eugenio la Barbera)

    Evangelho de João 3, 1-18.

    “1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”.
    3Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. 4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?” 5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito 7Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”. “

    - Palavra da Salvação.
    - Glória a vós, Senhor.

    Estava lendo o Evangelho de hoje e é maravilhoso observar os ensinamentos de Jesus, sempre nos chamando ao processo de conversão. Este processo não é fácil, não basta dizer que somos seguidores de Deus se não adequarmos nossa vida ao estilo de vida que o Pai espera dos convertidos. Nesse processo é necessário nos arrependermos dos pecados, que tanto mal fazem à nossa vida, o pecado da sexualidade, da ira/raiva, do orgulho, da embriaguez física e da alma, e tantos outros comportamentos que nos afastam dos irmãos e da verdadeira conversão. Precisamos nos arrepender e matar o pecado do nosso coração. É este o verdadeiro Filho que o Pai espera com alegria.

    terça-feira, 3 de abril de 2012

    Em dia com a fé!

    Paz e Bem!

    Semana santa é uma semana de muita reflexão. Imaginem vocês, como Jesus estava apreensivo as vésperas da sua entrega e do sofrimento que estava por vir, porém em nenhum momento deixava de refletir sobre a mensagem viva que deixaria aos seus discípulos e a importância de cada minuto para a sua missão. Muitas vezes nos sentimos apreensivos com as "ciladas"da vida e achamos que o nosso problema não terá solução. Jesus já sabia que deveria passar pelas dificuldades para a salvação da humanidade, deveria cumprir sua extraordinária missão mesmo que com a prórpia vida. Assim também nós filhos de Deus temos a nossa missão a cada dia que vivemos nesta Terra e quando estamos fragilizados pela injustiça, pela dor nos renovamos através da fé.
    Fé renovadora, que nos revitaliza e nos fazer sentir inteiros novamente. Que a semana Santa nos dê a oportunidade de viver o sofrimento de Jesus e a sua Força através da ressurreição ,que possamos sentir a mesma sensação de missão cumprida através da ressurreição da fé em nossas vidas.
    Pai aumentai e renovai a minha Fé!!