quarta-feira, 25 de abril de 2012

Nossa Senhora das Dores

Paz e Bem!

Nossa Senhora das Dores é conhecida como: Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Soledade, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora do Calvário ou ainda Nossa Senhora do Pranto.
Seu símbolo é o Rosário das Lágrimas que tem 49 contas brancas divididas em sete partes de sete contas cada. Aparece também frequentemente representada com uma expressão dolorida diante da Cruz, contemplando o filho morto ou segurando Jesus morto nos braços, após o seu descimento da Cruz.
Em 1233, sete mercadores da classe média emergente de Florença, Itália, devotos de Nossa Senhora, pertenciam a uma confraria chamada Associação-mor de Santa Maria. Estes mesmos homens fundaram a Ordem dos Servos de Maria e por iniciativa deles, em 1239 foi promulgado e incluído na Liturgia, pelo papa Bento XIII, o dia 15 de setembro como dia de Nossa Senhora das Dores.
A veneração de Maria como Senhora das Dores deu origem às dores que ela sofreu durante sua vida terrena, sendo ferida com sete espadas transpassando seu coração, para lembrar não somente suas dores, mas também as infinitas dores da humanidade. Nossa Senhora das Dores possui fundamentação bíblica, pois é na Palavra de Deus que encontramos as sete dores de Maria:



  • A profecia do velho Simeão sobre Jesus (Lucas, 2, 34-35)
  • A fuga da Sagrada Família para o Egito (Mateus, 2, 13-21);
  • O desaparecimento do Menino Jesus no templo durante três dias (Lucas, 2, 41-51);
  • O encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário (Lucas, 23, 27-31);
  • Maria observando o sofrimento e morte de Jesus na Cruz (João, 19, 25-27);
  • Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz (Mateus, 27, 55-61);
  • Maria observa o corpo do filho a ser depositado no Santo Sepulcro (Lucas, 23, 55-56).


  • Nossa Senhora é a imagem da paz, nos incentiva a caminhar para uma vida Renovada que apesar dos sofrimentos do dia-a-dia devemos nos abrir e sentir o amor de seu filho Jesus.

    Hoje de manhã estava assistindo no telejornal uma reportagem sobre a imagem de Nossa Senhora das Dores, que teve a cabeça arrancada durante um furto na Igreja de Nossa Senhora de São Roque em Aguas da Prata/SP.
    Gostaria de registrar a minha tristeza de ver no que a humanidade está se transformando, digo uma parte da humanidade, estamos nos transformando em seres que não respeitam a liberdade de expressão do próximo. A intransigência deve ser combatida com perseverança e oração, para que possamos acreditar num mundo melhor e mais justo para todos e acima de tudo com respeito mútuo.
    A paz de Jesus esteja convosco!!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário