sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, também conhecida como  Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil, nossa virgem negra esta atualmente alojada na Basilica de Nossa Senhota Aparecida, na cidade de Aparecida em São Paulo, celebrada em 12 de Outubro é o quarto santuário mais visitado do mundo.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a protetora da Igreja e das Famílias.

Em  1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto (MG), os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba, desceram o rio e nada de peixes. Porém depois de muitas tentativas e sem ter sucesso, chegaram até o Porto Itaguaçu, lá eles lançaram as redes e apanharam uma imagem de uma santa sem a cabeça, em seguida lançaram as redes outra vez e na rede apareceu a cabeça, na terceira vez quando lançaram novamente as redes, estas vieram com muitos e muitos peixes, chegaram a encher as redes.


Então Felipe, um dos pescadores, ficou com a imagem durante anos, até que presenteou-a a seu filho, este com muito amor à Virgem fez um oratório simples, onde passou a se reunir com os familiares e vizinhos, para receber todos os sábados as graças do Senhor por Maria. Logo a fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil.


Em 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745, em 1834 iniciou-se a construção de uma igreja maior – conhecida com Basílica Velha. Em 1904, o Papa Pio X e em 1929 o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, com estes objetivos: o bem espiritual do povo e o aumento cada vez maior de devotos à Imaculada Mãe de Deus. Já em 1967, completando 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário de Aparecida a Rosa de Ouro, reconhecendo a importância do Santuário e estimulando o culto à Mãe de Deus.


Como a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo e o número de romeiros foi aumentando cada vez mais, por iniciativa dos missionários Redentoristas e dos Senhores Bispos, teve início, em 11 de novembro de 1955, a construção de outra igreja, a atual Basílica Nova.
Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, sendo o "maior Santuário Mariano do mundo".

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_da_Conceição_Aparecida
http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/


Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário