segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Nossa Senhora de Guadalupe - 12 de Dezembro

Mais uma vez estamos em festa! No dia 08 tivemos o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e hoje é o dia de Nossa Senhora de Guadalupe.
Vamos deixar que Nossa Senhora entre em nossa vida e assim faça-se presença real. Maria além de nos presentear com o nascimento de seu Filho Jesus, se faz presente até os dias de hoje, orando, intercedendo, amando a todos nós como verdadeiros filhos que somos.
Faça Maria entrar na sua vida familiar, profissional, permita que Maria transforme a sua vida e de todos aqueles que amamos tanto!
Nossa Senhora de Guadalupe rogai por nós!

A Virgem Santíssima apareceu a um índio chamado Juan Diego em um sábado, no ano de 1531, ele caminhava de sua aldeia para a cidade do México. O índio iria participar da catequese e da Santa Missa.

Este índio convertido estava na colina de Tepeyac, quando Nossa Senhora disse a ele para que fosse até o Bispo e pediu que naquele lugar fosse construído um santuário para a honra e glória de Deus.

O Bispo local pediu um sinal da Virgem ao indígena, porém Nossa Senhora somente o atenderia na terceira aparição.
Quando Juan Diego estava indo buscar um sacerdote para o tio doente a Virgem lhe disse:

 "Escute, meu filho, não há nada que temer, não fique preocupado nem assustado; não tema esta doença, nem outro qualquer dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, ao seu lado? Eu sou a sua Mãe dadivosa. Acaso não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isto? Não permita que nada o aflija e o perturbe. Quanto à doença do seu tio, ela não é mortal. Eu lhe peço, acredite agora mesmo, porque ele já está curado. Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao Bispo. Diga-lhe em meu nome que, nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá. Você é meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante dele, desdobre o seu poncho e mostre-lhe o que carrega, porém, só em sua presença. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omita..."

Além das rosas, o Bispo também pode ver o milagre da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, pintada prodigiosamente no manto do humilde indígena. Era o dia 12 de dezembro de 1531.

Quando Juan Diego foi visitar o seu tio, teve o testemunho do tio, que disse ter visto também a Virgem e que lhe pediu a construção de um santuário na Colina de Tepeyac e que sua imagem deveria ser chamada de:
 "Santa Maria de Guadalupe", embora não tenha lhe explicado o porquê.

O milagre de Nossa Senhora de Guadalupe é a sua própria imagem. O tecido feito de cacto não duraria mais de 20 anos e este já dura há mais de quatro séculos e meio. 
A pintura resistiu à umidade e ao salitre, muito abundante e muito corrosivo naquela região e a tela esteve totalmente desprotegida, sendo que a imagem nunca foi retocada e até hoje os peritos em pintura e química não encontraram na tela nenhum sinal de corrupção.

Dizem que no ano de 1971, alguns peritos deixaram cair ácido nítrico sobre toda a pintura, mas nem a força de um ácido tão corrosivo estragou ou manchou a imagem.
Anos mais tarde com a invenção da fotografia foi constatado que, assim como a figura das pessoas com as quais falamos se reflete em nossos olhos, da mesma forma a figura de Juan Diego, do Bispo e do intérprete se refletiu e ficou gravada nos olhos do quadro de Nossa Senhora.

Foi somente em 1955,  conclusão realizada por cientistas americanos, que o México soube pela rádio a notícia de que nos olhos da Virgem de Guadalupe aparecia uma pessoa espelhada- a exemplo do que acontece com os olhos vivos de uma pessoa,
O índio Juan Diego foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002.

 As estrelas no manto da virgem - De acordo com o Doutor Juan Homero Hernández Illescaz se comprova, com exatidão, que no manto da virgem de Guadalupe, está reproduzido o céu do dia 12 de dezembro: a manhã do solstício do inverno de 1531.     
No manto estão representadas as estrelas mais brilhantes das principais constelações visíveis do Vale de Anáhuac do dia 12 de dezembro de 1531. Ali, estão as constelações completas, comprimidas.

E no dia 27 de janeiro de 1979, durante sua viagem apostólica ao México, o Papa João Paulo II consagrou solenemente a Nossa Senhora de Guadalupe para toda a América Latina. A santa é muito invocada entre aqueles que sofrem doenças nos olhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário