Os antigos povos indígenas do México transmitiam a memória de sua história de geração em geração por meio de poemas e cantos, que ao ser transmitidos por meio de figuras e símbolos em papel ou peles, formavam os chamados códices.
A imagem está cheia de símbolos (a maneira de códices), de modo que os habitantes destas terras pudessem entender facilmente a mensagem.
Para que possamos entender, pela nossa visão moderna, a profundidade da mensagem contida na imagem de Guadalupe, é necessário conhecer o significado básico dos símbolos presentes na santa imagem segundo a culturas indígenas que lá viviam:
![](http://oepnet.sites.uol.com.br/cinto.jpg)
![](http://oepnet.sites.uol.com.br/lua.jpg)
Lua - A Virgem de Guadalupe está pisando no meio da lua; e não é casual que as raízes da palavra México em Náuhatl é "Metz-xic-co" que significa " no centro da lua". Também é símbolo de fecundidade, nascimento e vida.
![](http://oepnet.sites.uol.com.br/flor.jpg)
![](http://oepnet.sites.uol.com.br/anjo.jpg)
![](http://oepnet.sites.uol.com.br/raios.jpg)
Raios - A Virgem está rodeada de raios dourados que formam um halo luminoso.Mensagem: ela é a Mãe da luz, do Sol, do Deus verdadeiro.
![](http://oepnet.sites.uol.com.br/ROSTO-GUADALUPE.jpg)
Seu rosto é moreno, ovalado e em atitude de profunda oração, refletindo amor e ternura.
Suas mãos estão juntas em sinal de recolhimento e oração. A direita é mais branca e a esquerda é mais morena, podendo significar a união das raças.
Fonte: http://oepnet.sites.uol.com.br/nossasenhora.htm
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_de_Guadalupe
Nenhum comentário:
Postar um comentário