sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Reflexão de Natal, afinal Dezembro já chegou!...

Paz e Bem!

Dezembro já chegou e com ele aquele sincero sentimento que nos une para o amor, a alegria, a reunião em família. Natal é onde comemoramos o nascimento do Salvador.

"O anjo disse: "Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que será também a de todo o povo; hoje, na cidade de Davi nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor!". (Lc 2, 10-11).

Várias vezes eu tenho escutado: - Não gosto do Natal! Não gosto desta época do ano!
Confesso que me sinto triste ao escutar estas palavras, ainda mais em uma época do ano que tem um grande significado pessoal para mim, uma época considerada uma das mais importantes e belas para o Cristianismo.

O padre Bantu Mendonça da Canção Nova nos diz na Homília de hoje: “Por isso, todos os dias e a cada Natal, nós cristãos fazemos memória e trazemos Jesus a terra, para Lhe demonstrarmos que O amamos na comemoração do Seu nascimento, apesar de sermos fracos, pequenos, mas lutadores e perseverantes para chegarmos até o fim, para recebermos, através da Sua extrema Misericórdia, o lugar no céu, que Ele prometeu a todos que vivessem os Seus ensinamentos.
Pai cura-me da cegueira que me impede de reconhecer a presença de Tua salvação na minha vida realizada pela ação misericordiosa de Teu Filho Jesus.”

Refletindo sobre este tema, é preciso entender que na maioria das vezes as pessoas falam isso porque o Natal se transformou em sinônimo de presentes, festas, agitação, correria, brigas para tirar a melhor vantagem de tudo, trânsito pesado e violento e é claro que, estamos esquecendo do seu verdadeiro significado.
Precisamos fazer uma reflexão profunda aqui.
Porque as pessoas estão pensando e agindo assim?
Simplesmente porque vivemos num mundo capitalista e consumista que não nos ajuda a ser Cristãos, sequer educamos nossos filhos para o verdadeiro significado da vida, do colocar a presença do amor de Deus em nossas famílias e em primeiro lugar. Precisamos urgentemente redobrar a atenção na educação dos filhos e da futura sociedade.
Eu costumo dizer que é imprescindível criarmos nossos filhos numa base religiosa, não importa qual seja, mas precisamos urgentemente dar esta base religiosa sólida aos nossos queridos filhos. Quando Jesus Cristo se faz presença na família, é possível vivenciar o amor, a solidariedade, a paz, o senso de justiça, a ética e tantas coisas boas que são essenciais aos dias de hoje.
Se os pais assumirem de forma verdadeira esse  papel na tarefa de educar, eu tenho certeza que podemos mudar a realidade que vivenciamos hoje! Somos convidados por Jesus a praticar a vontade de Deus, e a educação faz parte desta missão.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. ..Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha.
Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”

Mateus, 7 – 21.24-27

Gostaria de finalizar a reflexão de hoje com a mensagem de Nossa Senhora do Medjugorge que enviamos na postagem anterior.

“Também hoje os convido neste tempo de Advento a decorarem as suas casas. Mas, sobretudo, os seus corações. Permitam que a Luz do Meu Pequeno Filho entre nos seus corações.”

Encontramos-nos em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário